Nicolás Maduro x Juan Guaidó: veja fatores que favorecem cada lado na disputa pelo poder na Venezuela

 

Chavista ainda tem apoio das Forças Armadas e do setor petroleiro venezuelano, mas manifestações e reconhecimento internacional a Guaidó pode favorecer oposição. 

Nicolás Maduro e Juan Guaidó disputam a legitimidade do poder na Venezuela Carlos Garcia Rawlins/Reuters A declaração de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, na quarta-feira (23), fez reverberar internacionalmente a crise política no país vizinho. 

A maior parte das Américas, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, declarou reconhecer Guaidó como novo líder venezuelano. No entanto, peças importantes do cenário internacional, como Rússia e China, saíram em defesa de Nicolás Maduro. Além da repercussão internacional, são os fatores internos que devem definir a manutenção ou não de Maduro no poder. 

A liderança militar manteve seu respaldo ao chavismo, mas as imagens de avenidas lotadas em protesto contra o governo fortalecem a liderança de Guaidó. 
Confira abaixo quais fatores podem determinar o futuro do governo da Venezuela no futuro: O que dá força a Juan Guaidó? América do Sul se inclina à direita O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça (22) no Fórum Econômico Mundial, em Davos Markus Schreiber/AP Pouco depois de se declarar presidente, Juan Guaidó recebeu declarações de apoio da maioria dos países da América do Sul. Isso inclui o Brasil de Jair Bolsonaro e a Argentina de Mauricio Macri – que, até metade desta década, tinham governos mais favoráveis a Nicolás Maduro. 
Há, ainda, a vizinha Colômbia, comandada por Iván Duque desde o ano passado, um forte opositor do chavismo. Além disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) apoia Guaidó. 
O único país sul-americano a expressamente declarar apoio a Maduro foi a Bolívia, de Evo Morales.
Guiana e Suriname não reconheceram Guaidó presidente, mas também não disseram ser favoráveis ao governo bolivariano. Já o Uruguai, juntamente com o México, ainda reconhecem Maduro como presidente venezuelano e devem iniciar rodadas de negociações para chegar a acordo de paz na Venezuela. Apoio dos Estados Unidos O presidente dos EUA, Donald Trump, durante pronunciamento sobre sua proposta para a fronteira com o México, na Casa Branca, no sábado (19) Yuri Gripas/Reuters Guaidó também tem como trunfo o apoio dos Estados Unidos, a maior potência militar e econômica do mundo. [...]

from G1 https://glo.bo/2Ufzd3g
via IFTTT