Une recherche de l'Université Fédérale du Para démontre les bénéfices du wassay

Selon cette étude, le bon cholestérol est plus haut chez les consommateurs du fruit, qui a également une haute teneur en protéines, potassium, calcium et fibres.

[...]
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará investigaram durante 11 anos os hábitos de moradores da cidade de Igarapé-Mirim, conhecida como a ''capital mundial do açai''. 

Foram feitos exames clinicos e de sangue em mais de mil pessoas que consomem açaí regularmente e também que não consomem.

“As que tomam açai tem o bom colesterol mais alto, acima do normal, e o mau colesterol em níveis normais. Quando comparadas com as que não tomam açai, as que não tomam acaí tem bom colesterol normal”, diz o médico Eduardo Costa, coordenador da pesquisa.

O aumento do bom colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina - também presente nas uvas. Mas um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

A substância ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame. Os pesquisadores também já descobriram outros benefícios: o açaí é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células. Tem mais proteína do que leite e ovo, e possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.

O médico recomenda um copo de suco de açaí por dia. Pode ser feito na hora ou com a polpa congelada - o benefício é o mesmo. E também não há problema em misturá-lo com outros alimentos - só não pode é exagerar nas porções.