Moradores do Pacoval não querem que centro vire entidade para condenados

Por RODRIGO ÍNDIO

Há mais de 20 anos, o Centro Social Asa Aberta é motivo de reclamação pelo abandono e por ser considerado um reduto para criminosos, no Bairro Pacoval, na zona leste de Macapá. Agora, o anúncio de utilização do espaço vem gerando indignação na população.

Inaugurado em 25 de setembro de 1989…

… o esqueleto do Centro Asa Aberta…

… vai virando ruínas. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Trata-se de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Justiça do Amapá para funcionamento da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado do Amapá (APAC-AP), assinado em setembro de 2019.

Insatisfeitos, os moradores realizaram na quinta-feira (27) um ato pacífico pedindo a revogação do acordo. Eles esclarecem que não são contra o programa de ressocialização, mas, gostariam que o Centro voltasse a contribuir com a formação da população, já que foi fundado para esta finalidade.

Líder da comunidade, Paulo Borralho: “Estamos colhendo cerca de 6 mil assinaturas para formular um documento e oficializar no Ministério Público”

“Esperamos que o poder público nos dê uma posição sobre o caso. Nunca tivemos esse diálogo. Estamos colhendo cerca de 6 mil assinaturas para formular um documento e oficializar no Ministério Público”, comentou Paulo Borralho, líder comunitário.

A professora Raimunda Pastana, de 62 anos, mora na comunidade há mais de 50 anos. Para ela, o espaço precisa ser preparado para novas gerações.

Raimunda Pastana: “Não sou contra a ressocialização, mas acho que não deve ser aqui, próximo de uma escola pública”

“Era um centro de formação, de lazer e esportes para todas as gerações, queremos esse resgate. Não sou contra a ressocialização, mas acho que não deve ser aqui, próximo de uma escola pública”, opinou a professora.

Atualmente, o espaço está roçado, mas todo depredado. Os moradores das Avenidas Ceará e Rio Grande do Norte – que ladeiam o local – dizem que eles mesmos fazem algumas manutenções. Já plantaram coqueiros na área externa e realizam limpeza nos dois lados do Centro.

Alfredo Silveira: “É a única área de lazer do bairro e tiramos do bolso para cuidar daqui”

“Plantamos todas as mudas do entorno. É a única área de lazer do bairro e tiramos do bolso para cuidar daqui, já que o poder público esquecia. Queremos que a sociedade do Pacoval seja contemplada e não continue esquecida”, solicitou o morador Alfredo Silveira.

Em uma parte do terreno está sendo construído um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Macapá. Na outra, o esqueleto do Centro Asa Aberta vai virando ruínas.

Espaço tem campo de futebol, que ainda é usado pelos moradores

Atualmente, o local está roçado e os moradores até plantaram coqueiros, mas…

… ainda há muita depredação

Inaugurado em 25 de setembro de 1989, com o objetivo de formar cidadãos, construir carreiras e oportunizar um espaço para crianças com lazer e entretenimento, hoje é cenário de disputa entre o poder público e a população.

Source : selesnafes.com