Procon disponibilizará unidade móvel para reclamações contra a CEA

CÁSSIA LIMA

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) irá disponibilizar nos próximos dias um veículo para reclamações exclusivas da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A metodologia se deve as estatísticas elevadas de demandas da Companhia.

Segundo o Procon, de janeiro a abril, o órgão já contabilizou cerca de 2,8 mil atendimentos e a CEA lidera o ranking com 453 reclamações. A maioria tem como base o reajuste tarifário da energia elétrica.

“Os consumidores reclamam que não foram avisados da mudança da tarifa e que o aumento foi abusivo”, explicou o diretor do Procon, Eliton Rosa.

Técnicos do Procon cumprirão cronograma na unidade móvel de atendimento sobre a CEA. Fotos: Maksuel Martins (Secom/divulgação)

Para tentar atender melhor a população que faz reclamação da CEA, nos próximos dias o Procon planeja assinar um Termo de Cooperação.

“Vamos utilizar este guichê para atender essas demandas. Vamos tentar solucionar aqui com o nosso atendimento jurídico, evitando encaminhar a demanda para o Tribunal de Justiça”, explicou o diretor.

A previsão é de que o guichê comece a funcionar assim que o Procon mudar de endereço, para um prédio maior, localizado na Avenida Padre Júlio, esquina com a Rua Dr. Marcelo Cândia, no bairro Santa Rita, em até 30 dias.

Estatísticas

De acordo com os dados relativos do Procon, foram computadas 997 aberturas direta de reclamação, 1.291 (mil duzentos e noventa e um) atendimentos preliminares, 41 encaminhamentos para fiscalização e 500 atendimentos para simples consulta. Cerca de 70% dos casos são solucionados com as conciliações e encaminhamentos feitos pelo órgão.

Source : selesnafes.com