Com filas reduzidas, pais ainda reclamam da demora de atendimento no PAI

CÁSSIA LIMA

Apesar da diminuição de pacientes, ainda havia filas no Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Macapá nessa quinta-feira (18). Mas nada comparado ao caos do início da semana onde pais esperaram até 14h por consulta. A procura foi tão alta que quebrou o recorde do ano.

Na última terça-feira (16) a reportagem do portal SELESNAFES.COM flagrou corredores lotados na unidade. A procura em quase todos os casos eram para tratamento dos mesmos sintomas: garganta inflamada, febre alta, vômito, diarreia e problemas respiratórios. Nesta quinta, a fila já estava menor, mas a demora no atendimento continuava.

Pais reclamam da demora no atendimento. Fotos: Cássia Lima

Segundo dados do PAI, são atendidas 3 mil crianças e adolescentes por mês. No período sazonal, que corresponde aos meses de maio e junho (onde há aumento de doenças respiratórias), a média é de 4 mil atendimentos.

Entretanto, somente no mês de abril foram realizados 5.586 (cinco mil quinhentos e oitenta e seis) atendimentos. A Secretaria de Saúde (Sesa) diz que 80% dos casos deveriam ter sido resolvidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a Sesa, o grande número de usuários é ocasionado pela dificuldade de acesso a pediatras nas UBSs.

Um exemplo da situação é a dona de casa Rosana Barbosa que estava com a filha no PAI.

Recepção do PAI lotada

“Eu moro no Buritizal e devido à reforma da UBS do Lélio Silva, trouxe minha filha direto pra cá. Ela está muito gripada e com dor de cabeça há dias. Eu só espero que me atendam logo”, disse a dona de casa que esperava na fila há 3 horas.

A Sesa diz que o PAI é referência no atendimento de urgência e emergência para crianças de 29 dias até 12 anos e trabalha com a Classificação de Risco, em que pacientes mais graves são prioritariamente atendidos, independente da ordem de chegada.

Já a Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa),informou ao site que com a reforma das UBSs do Lélio Silva e Congós, a demanda está sendo transferida para as UBSs Rubim Aronovich, no Santa Inês e Perpétuo Socorro. As duas unidades estão funcionando 24hs para atender essa demanda.

UBS do Lélio Silva em reforma

A Semsa ainda informou que existem 20 pediatras e 32 clínicos gerais atendendo em Macapá e que as pessoas procuram o PAI quando acham necessário.

Este é o caso da dona Elenice Carvalho, moradora do Jardim Marco Zero. Ela está com a filha doente há quase um mês e procurou o PAI com encaminhamento médico.

“Minha filha está muito gripada há um mês. Os médicos já fizeram exames, mas encaminharam pra cá porque a garganta dela não fica boa”, ressaltou a mãe da criança de um ano.

Filas reduzidas na frente do PAI

Termo de Cooperação

Devido ao impasse sobre a competência de atendimento do PAI e UBS’s, o Ministério Público do Estado propôs um termo de cooperação entre as secretarias estadual e municipal de saúde para orientar a população sobre o acesso à rede pública.

A campanha é uma recomendação do Ministério Público do Estado e tem como foco ajudar a desafogar a rede estadual, a exemplo do que vem ocorrendo no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Source : selesnafes.com