Assemblée générale des ethnies Karipuna à Oiapoque


O Governo do Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), participará nos dias 26 e 27 de janeiro da plenária da Assembleia Geral dos Povos Karipuna. O encontro, promovido pela Associação dos Povos Karipuna (Aika) e que acontece todos os anos no município de Oiapoque, discute políticas públicas indígenas.

Foram convidados para participar das discussões lideranças e membros das 17 comunidades que compõem a etnia Karipuna, além de representantes dos Poderes estadual, municipal e federal.

O presidente da Aika, Luiz Yermollay, disse que o governo do Estado está trabalhando para oferecer melhor qualidade de vida aos indígenas amapaenses. “Essa será a nossa primeira plenária do ano. Lá vamos levantar as nossas problemáticas como educação, área de fronteira, saúde e meio ambiente”, apontou.

Este ano a Assembleia acontecerá na aldeia Jodef, localizada na reserva indígena Uaçá, no baixo rio Curipi, a partir das 10h.

“Esse será um momento em que as comunidades irão se encontrar para decidir também a nova diretoria da Associação, muitos moram longe e só se encontram nas Asssembleia”, disse o secretário de Politicas Indígenas do Estado, Coaraci Gabriel.


Fabíola Gomes/Secom

Source : http://www.correaneto.com.br/site/noticias/35741