Apesar de críticas dos lojistas, Acirp se diz favorável a corredores de ônibus em Ribeirão Preto


Comerciantes reclamam do fim das vagas de estacionamento nas avenidas Dom Pedro I e da Saudade. Presidente da Associação diz que negocia alternativas para reduzir impacto das obras. Corredores de ônibus serão construídos na Avenida Dom Pedro I em Ribeirão Preto Alexandre Sá/EPTV/Arquivo O processo de licitação para contratar a empresa responsável pela construção dos corredores de ônibus nas avenidas da Saudade e Dom Pedro I, na zona norte de Ribeirão Preto (SP), está em andamento desde o final de junho, mas só deve ser concluído em agosto. Apesar das reclamações e críticas dos comerciantes, que se dizem prejudicados com o fim das vagas de estacionamento, a Associação Comercial e Industrial (Acirp) se posiciona favorável às obras, afirmando que o resultado final dará mais benefícios, do que prejuízos aos lojistas. “Na realidade, toda obra, enquanto está sendo feita, causa um desconforto. No calçadão foi assim. Mas, hoje, quanto custa um ponto ali? Valorizou muito. Estamos desesperando por uma dor que ainda não sabemos se vamos sofrer”, diz Dorival Balbino, presidente da Acirp. Balbino explica que há quase dois anos vem negociando alternativas com a Prefeitura para minimizar o impacto das obras, como manter as guias rebaixadas das lojas que já possuem e fazer os projetos por etapas. “Em vez de abrir a avenida inteira, faz a cada 200 metros, para o comerciante não ficar um ano com buracos e terra na porta da loja. Em 30 dias acaba um trecho, os comerciantes daqueles 200 metros ficam liberados para trabalhar, e começa um novo pedaço”, explica. Avenida da Saudade também contará com corredor de ônibus Antonio Luiz/EPTV/Arquivo Ainda segundo o empresário, a Acirp negocia com a administração municipal a possibilidade de os corredores de ônibus serem liberados para outros veículos fora do horário de pico. Entretanto, o uso das avenidas como estacionamento está descartado. “Não pode estacionar na [Avenida] Francisco Junqueira, não pode estacionar na [Avenida] Independência, e nem por isso não existe comércio nessas regiões, muito pelo contrário. Vai ser uma coisa moderna, uma coisa diferente”, afirma. Balbino diz que deixar de construir os corredores de ônibus é uma opção que não existe, destacando que a desapropriação de imóveis para construção de túneis e viadutos, como ocorrerá no cruzamento das avenidas Brasil e Mogiana, é muito mais grave. “A Prefeitura vai pagar? Vai pagar. Mas, são propriedades que as pessoas têm aquilo como rendimento, como aluguel, como comércio. Mas, o que a gente pode fazer? A obra vai acontecer. Isso é muito pior do que corredor de ônibus”, finaliza. Presidente da ACIR, Dorival Balbino de Souza, não é a favor do projeto apresentado pelos vereadores de Ribeirão Preto, SP Reprodução EPTV Projeto Com a construção dos corredores de ônibus, entre a Rua Guiana Francesa e a Avenida Francisco Junqueira, será proibido o estacionamento à direita em toda a extensão da Avenida da Saudade. As vagas de área azul serão redistribuídas nas ruas que cortam a via. Já na Avenida Dom Pedro I, a Prefeitura informou que será mantida uma entrada de três metros para carros em estacionamentos das lojas. O plano é construir duas faixas de ônibus, nos dois sentidos, desde o início da avenida até à rotatória na Avenida Alceu Paiva Arantes. O governo municipal deu início ao processo de licitação no mês passado. O plano é construir os corredores de ônibus no prazo de um ano. O primeiro cronograma divulgado previa a conclusão das obras até fevereiro de 2020, mas o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, já reconheceu o atraso, alegando "incompatibilidades" nos projetos de engenharia e de sinalização. Rua Américo Brasiliense, em Ribeirão Preto, já possui faixa exclusiva para ônibus urbanos Paulo Souza/EPTV/Arquivo Andamento das obras Em nota, a Secretária de Obras Públicas informou que houve recurso após a abertura dos envelopes das propostas habilitadas a participar do certame. Após o prazo de sete dias para manifestações e contrarrazões, serão abertos os envelopes das propostas comerciais. Nessa fase, também há prazo de uma semana para eventuais recursos legais, antes da homologação. A autorização para início das obras só será emitida ao final de todas essas etapas, assim como da elaboração do contrato e homologação da vencedora. “O valor total orçado para os corredores da Avenida Saudade e Avenida Dom Pedro, incluindo as ciclovias, atinge R$ 45.836.650,35, sendo que cerca de 66% são referentes ao corredor da Avenida Dom Pedro e o restante para o da Avenida Saudade”, diz nota enviada pela pasta. Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

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