Os Jogos no Meio do Mundo, além de proporcionar interação entre os jogadores do Amapá e da Guiana Francesa, estão estreitando as relações culturais entre os dois lados. Essa é uma iniciativa que faz parte do maior Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), idealizado pelo governo do Estado.
Nesta quinta-feira, 19, um grupo de Caiena se apresentou em frente à Casa do Artesão para quem passava pelo local. Em seguida foi a vez do marabaixo contagiar quem estava por ali.
O som do batuque e do marabaixo animou quem passava pelo local. Alguns dos visitantes ainda arriscaram uns passos da dança amapaense, assim como as dançadeiras tentavam imitar o jeito guianense de dançar.
A intenção surgiu a partir da visita de um grupo de guianenses que vieram para os Jogos no Meio do Mundo à Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro). Segundo a titular da pasta, Neucirene Almeida, a proposta dessa interação entre os grupos de marabaixo do Amapá e o batuque da Guiana partiu dos próprios visitantes.