Rio +20: L'Amapá va défendre les États du Plateau des Guyanes

Durante a participação na Rio+20, no dia 19 de junho, o governo do Amapá assinará um “Memorando de Entendimento entre o Estado do Amapá, a Conservação Internacional do Brasil e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável”, que tem o objetivo de incentivar a inclusão de países comprometidos com políticas sustentáveis a investir na região do Escudo das Guianas região que abrange o norte do Brasil, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
O encontro acontecerá às 11h, no Auditório Parque dos Atletas, e terá como tema “Amazônia em debate: Escudo das Guianas, desafios e oportunidades”. O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, abrirá o fórum de debates, com a discussão sobre “Desenvolvimento sustentável e inclusão social: iniciativas locais”.

A participação do Amapá durante a programação da Rio +20 inclui ainda a apresentação do Guia de Áreas Protegidas do Estado do Amapá, no dia 14. No dia 15, lança o guia de investimentos do Estado do Amapá. No dia 16, participa do painel “PPCD’s – Planos de Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá e Maranhão)”.

No dia 17, o governador Camilo Capiberibe fará a abertura de um fórum sobre Economia Verde, evento controlado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Também está prevista a participação do Amapá no evento do Greenpeace intitulado Desmatamento Zero – campanha a qual o governo do Amapá aderiu oficialmente em abril deste ano.


No dia 21, acontece a apresentação da Carta da Amazônia – o documento no qual os estados amazônicos fazem as suas recomendações para as próximas décadas sobre a governança para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.


Território Verde Internacional
O Escudo das Guianas enfrenta ameaças de desmatamento e, por essa razão, passa por um momento decisivo para estabelecer o balanço entre sua conservação e os potenciais benefícios econômicos e sociais (como a criação de novos empregos, distribuição de renda e desenvolvimento econômico equitativo, assim como o meio ambiente).

Essa região mantém importantes estoques de carbono, produz aproximadamente 18% da água doce da Terra e abriga grandes números de espécies únicas da Amazônia. O Escudo das Guianas apresenta baixa taxa de desmatamento histórica e tem uma das menores densidades populacionais humanas do mundo.

Dessa forma, o painel do dia 19 visa conquistar para a região apoio financeiro e investimentos oportunidades a partir de iniciativas nacionais e internacionais.

Os governos da região (Amapá, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e nacionais (Brasil e França) enfrentam o desafio de promover a melhoria da qualidade de vida das populações do Escudo das Guianas, bem como o crescimento socioeconômico através da implementação de incentivos, programas e políticas para a valoração e o uso sustentável dos recursos naturais daquela região.

Os envolvidos querem buscar um novo caminho de desenvolvimento do Escudo das Guianas e, para isso, procuram apoio financeiro e investimentos das comunidades internacionais, principalmente com a compensação de seu potencial de estoque de carbono, que será apresentado durante o evento.

Para isso, cerca de 600 representantes dos governos de EUA, Japão, Brasil, França, Suécia, Indonésia, Alemanha, Reino Unido e União Européia foram convidados para compor a plateia desse evento.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada – (11) 3266-6088
Vinicius Abbate – ramal 225
Source : http://www.inteligemcia.com.br