Amapá : Laranjal do Jari

Chute d'eau de Santo Antonio
Economia
No setor primário há a criação dos gados bovino e bubalino. Estes último, em maior proporção. Há os cultivos de arroz, abacaxi, banana, cupuaçu, feijão, laranja, milho, melancia e mandioca.

No setor secundário, a extração e a fabricação de palmitos de açaí (Florida). Sobressai a extração da castanha-do-Brasil, voltada à fabricação de óleo comestível, hoje exportada para a Europa (França); algumas padarias e fábricas de tijolo que além de atender o alto consumo interno, exporta boa parte para o Estado do Pará. Também possui algumas movelarias que fabricam produtos de boa qualidade.

No setor terciário o comércio é, indubitavelmente, fator importantíssimo para o desenvolvimento da região, além de vários bares, boates e alguns hotéis.

O Governo do Estado investiu, em 2000, R$ 130 mil na região do Iratapuru, em obras de reforma e ampliação da fábrica de beneficiamento de castanha-do-pará, administrada pela Cooperativa de Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru.


Turismo e Eventos Culturais
O rio Jari possui diversas cachoeiras, mas a principal é a de Santo Antônio, considerada uma das mais belas do Brasil, muito visitada aos finais de semana. Eventos Culturais: os festejos em junho (dia 15/16) em louvor a Santo Antônio, padroeiro do lugar e ainda o festival da Castanha-do-Brasil, realizado pelas cooperativas, no mês de julho.